A nova NR1 e os Riscos Psicossociais: Implicações e Desafios

Os riscos psicossociais referem-se a fatores que podem afetar a saúde mental e o bem-estar no ambiente laboral. Esses riscos incluem aspectos como a carga de trabalho excessiva, a falta de controle sobre as tarefas, a ausência de apoio social, a insegurança no emprego e ambientes de trabalho hostis. Compreender a natureza desses riscos e suas implicações é essencial para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Jairo Braz Medeiros

12/5/20241 min ler

Riscos Psicossociais

Estima-se que um ambiente de trabalho estressante e conflituoso esteja diretamente relacionado a um aumento na incidência de problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. Além disso, os riscos psicossociais podem resultar em queda de produtividade, absenteísmo e até mesmo em taxas elevadas de rotatividade de funcionários. Portanto, a análise e a implementação de estratégias de prevenção e mitigação são imprescindíveis para garantir a saúde e a segurança no trabalho.

A criação de canais de comunicação transparentes e seguros é fundamental para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas preocupações. A cultura organizacional deve ser repleta de suporte, empatia e compromisso. Em última análise, uma abordagem proativa na gestão de riscos psicossociais não apenas atende às exigências legais, mas também reforça a responsabilidade social das empresas, promovendo um futuro mais sustentável e saudável para todos os envolvidos, e, consequentemente, favorecendo a construção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Em maio de 2025, entrará em vigor a obrigatoriedade das empresas considerar os riscos psicossociais  no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO e no Programa de Gestão de Riscos - PGR. Tal incremento na legislação, representa um importante avanço para a antecipação, identificação e mitigação dos riscos psicossociais nos ambientes de trabalho.

A Holística está preparada para apoiar seus clientes, através da aplicação de metodologia participativa de diagnóstico,  capacitação de sensibilização de lideranças e empregados,  palestras em SIPAT´s e na elaboração do PGR.

Faça com que este requisito de compliance, relacionado a um dos pilares das práticas em ESG, promova saúde, segurança e produtividade em sua organização. Entre em contato conosco.